Palavras-chave: segredo na adoção, terapia de família, interdisciplinaridade, adoção à brasileira.

Neste artigo, objetivamos exemplificar como o trabalho da revela√ß√£o de um segredo familiar √© libertador e capacitador dos membros da fam√≠lia que se encontram aprisionados por este segredo. Atrav√©s do relato da evolu√ß√£o do atendimento de uma fam√≠lia na qual a tem√°tica √© presente e se tornou uma problem√°tica restritiva no desenvolvimento de seus membros, p√īde-se buscar a constru√ß√£o de um ambiente suficientemente seguro para que o di√°logo flu√≠sse, liberando as informa√ß√Ķes e libertando a fam√≠lia de trinta anos de lealdades comprometidas.

Atrav√©s do caso concreto, p√īde se constatar a import√Ęncia da sensibilidade dos profissionais da √°rea jur√≠dica, principalmente os operadores do Direito de Fam√≠lia que, com a experi√™ncia e a voca√ß√£o, podem verificar que existem casos que n√£o s√£o apenas mais um processo judicial, mas sim uma situa√ß√£o que necessita o trabalho multidisciplinar entre Direito e Psicologia. Do mesmo modo, acompanhamos como a Terapia de Fam√≠lia p√īde trabalhar com os ‚Äútent√°culos dos segredos‚ÄĚ nos relacionamentos familiares, criando espa√ßos de di√°logos e de encontros, destravando amarras que muitas vezes s√£o respons√°veis pelo desembocar das fam√≠lias nas quest√Ķes de Direito.
Graças ao trabalho conjunto dos profissionais do Direito e da Psicologia, os membros desta família puderam desvelar esta etapa de suas vidas, que estava travada pelos segredos familiares, e abriram suas histórias, possibilitando uma convivência plena e sadia, sem culpa nem culpados.

MARILENE MARODIN
Psic√≥loga, Terapeuta de Casal e Fam√≠lia, Mediadora de Conflitos, Diretora da CLIP ‚Äď Clinica de Psicoterapia e Instituto de Media√ß√£o / Porto Alegre, Presidente do INAMA ‚Äď Instituto Nacional de Media√ß√£o e Arbitragem/RS, Membro da Diretoria do IBDFAM/RS ‚Äď Instituto Brasileiro de Direito de Fam√≠lia.
Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP
marodin@terra.com.br

DELMA IBIAS 
Advogada Familista, especialista em Direito Civil pela UFRGS, P√≥s-Graduanda em Direito Processual Civil pela ABDPC ‚Äď Academia Brasileira de Processo Civil, ex-presidente por duas gest√Ķes da ABMCJ/RS ‚Äď Associa√ß√£o Brasileira das Mulheres de Carreira Jur√≠dica do RS, Diretora do IBDFAM/RS ‚Äď Instituto Brasileiro de Direito de Fam√≠lia/RS.
Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP
dibias@redemeta.com.br

EDUARDO MARODIN LOMANDO
Psicólogo, formando em Terapia de Casal e Família pela CLIP, Coordenador de Atendimentos e Supervisor de Estágio da CLIP.
Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP
elomando@clipmed.com.br