AUTOR: Marina Gusmão Caminha e Renato Maiato Caminha
EDITORA: Sinopsys Editora Ltda

Sinopse:

O livro “Intervenções e Treinamento de Pais na Clínica Infantil”, organizado por Marina Gusmão Caminha e Renato Maiato Caminha, reúne a experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente em função de suas pesquisas e intervenções clínicas na prática infantil.

A obra é voltada para terapeutas que trabalham com crianças e adolescentes e necessariamente orientam pais. Cada psicopatologia ou contexto específico de problema envolve os pais de modo diferenciado e sendo assim, pensar a psicoterapia infantil sem a participação dos mesmos seria algo incoerente. Considerando os pais como participantes significativos da intervenção focada na criança ou mesmo como o foco principal do tratamento, os autores enfatizam as modalidades de tratamento, indicando inclusive os principais protocolos utilizados predominantemente em casos de psicopatologias específicas.

No intuito de ampliar os tradicionais limites de uma técnica comportamental nomeada Treinamento de Pais, os autores buscam atualizar o leitor incorporando-a de modo mais funcional e abrangente ao paradigma das terapias cognitivas, ilustrando capítulos com casos clínicos que explicitam várias modalidades de intervenções focadas nos pais ou cuidadores de crianças e também adolescentes, de modo individual e também grupal.

Longe de esgotar a temática ainda pouco aprofundada na literatura nacional, o livro pretende inaugurar a discussão sobre o trabalho com pais numa ótica cognitivo-comportamental, enfatizando a importância da abordagem cognitiva nesse processo que visa a modificações importantes na vida das crianças e de suas famílias.